segunda-feira, 19 de julho de 2010

COMO ENFRENTAR A AFLIÇÃO: Salmos 119.71

BAIXE ESSA MENSAGEM EM ÁUDIO


Todos nós já passamos por aflições mas, a questão mais importante é:

- O que você aprendeu com a sua aflição?

Texto:
O salmista reconheceu que sua aflição foi proveitosa (Conferir o v. 67)

A aflição não deve ser um tempo perdido em nossas vidas!

PARA SE TIRAR PROVEITO DAS AFLIÇÕES

ENFRENTE A AFLIÇÃO...

1º) COM BOM ÂNIMO

O salmista disse: “Foi-me bom...”

- Como enfrentar a aflição com bom-ânimo?

1.1) Espelhando-se em Cristo (João 16:33) - "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

1.2) Lembrando das vitórias (Lamentações 3:21-24) - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a sua fidelidade! A minha porção é o Senhor, diz a minha alma. Portanto, esperarei n’Ele!

1.3) Com a certeza de que vai passar- “Foi-me bom eu ter passado...” – quando o salmista escreveu, a aflição já havia terminado!

2º) COM AUTO-EXAME

O salmista disse: “para que aprendesse...” Portanto, a aflição o levou a reflexão

- Pergunte a si mesmo:

2.1) Minha aflição é uma colheita? Então mude a semente!

2.2) Minha aflição é uma provação? Então persista!

3º) COM MUDANÇA

O salmista disse “para que aprendesse os teus decretos”

Decida mudar naquilo em que falta obediência à palavra de Deus.

3.1) Santidade: sem santificação ninguém verá a Deus (Hb 12:14)

3.2) Humildade: pois Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4:6)

3.3) Serviço: a Deus e ao próximo, com amor (Mc 12:30-31)

CONCLUSÃO

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” (Romanos 8:18 RA)

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2 Coríntios 4:17-18 RA)

2 comentários:

  1. Meus parabéns! excelente esboço deste versículo, aprendi muito aqui!!! Deus continue a te usar assim, para conforto e edificação de muitas vidas. Amém!!

    ResponderExcluir