quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OBSTÁCULOS À ORAÇÃO



A grande lição de Jesus, nessa parábola, é a persistência.
Mas não é só a falta de persistência que nos atrapalha a alcançar o que queremos via oração. Quero apresentar outros obstáculos que nos impedem de colher os frutos de nossas orações:

1) PEDIR MAL, COM EGOÍSMO (Tg. 4.3)
• Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres

2) ORAR COM HIPOCRISIA, PARA SER VISTO PELOS HOMENS (Mt. 6.5-8)
• "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.

3) ORGULHO (Sl. 138.6)
• Embora esteja nas alturas, o SENHOR olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.

4) PECADOS (Is. 59.1-3)
• Vejam! O braço do SENHOR não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá." Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias.

5) FALTA DE PERDÃO, RELACIONAMENTOS QUEBRADOS ( Mt 5.23,24)

• "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, "deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta."

6) AMARGURA (Hb. 12.15-17)
• "Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos;" que não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. "Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas."

7) ÍDOLOS NO CORAÇÃO (Ez. 14.3)
• Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?

8) FALTA DE MISERICÓRDIA (Pv 21.13)
• Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.

9) INCOSTÂNCIA E FALTA DE FÉ (Tg 1.5-7)
• "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor...

10) RELACIONAMENTO CONJUGAL QUEBRADO ( 1Pe 3.7)
• Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

11) CONCLUSÃO:

Vamos aproveitar esse final e deixar outras dicas sobre oração:

• DICAS PARA ORAÇÃO:
i. PERSEVERANÇA ( Lc 11.5-8): Então lhes disse: "Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: 'Amigo, empreste-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer'. "E o que estiver dentro responda: 'Não me incomode. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede'. Eu lhes digo: Embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar.

ii. ESPÍRITO SANTO (Rm 8.26-27): Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

iii. ALVO DEFINIDO (1Tm 2.1-2): Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens;" pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário