sexta-feira, 22 de maio de 2009

ÁGUA VIVA - Jo. 4.1-15

O capitulo três de João termina com uma discussão sobre a validade do batismo de Jesus, impetrada por um judeu comum a João Batista. Após afirmar a validade e o poder do batismo de Jesus, para purificação de pecados, o capitulo quatro se inicia afirmando que Jesus já batizava mais gente que João.
Jesus, perseguido pelos fariseus, na Judéia, resolveu voltar á sua terra natal, Galiléia. Era comum, no caminho de volta, passarem pelas terras da Samaria.
Samaria sempre foi um território polêmico em Israel. Era composta pelas tribos de Efraim e Manassés, se localizando no centro da terra Santa. Tinha um próprio monte como local de adoração (Monte Gerizim) e sempre manteve certa rivalidade com Jerusalém. Após as invasões assírias e babilônicas, essa richa se intensificou ao ponto de os samaritanos não serem considerados judeus, na medida em que se tornaram mestiços devido à tática de ocupação da Assíria.
Jesus se achegou à cidade de Sicar, nome da antiga Siquém. Em Siquém aconteceram alguns eventos importantes na história de Israel:
· Foi ali que Abrão acampou quando chegou à primeira vez em Canaã e ergueu um altar ao Senhor;
· Jacó comprou essas terras, quando voltou à sua casa;
· Siquém foi escolhida cidade de refugio;
· Ali os ossos de José foram enterrados;
· Ali Roboão (filho de Salomão) foi coroado Rei, antes de o reino ser dividido.

Jesus, nessa cidade, se depara com uma mulher nativa, que foi ali em busca de água. Jesus trava um diálogo com aquela mulher, a partir de seu pedido de água.
A mulher mostra todo resquício cultural na medida em que inquire Jesus sobre o por que de lhe pedir água, sendo ele judeu e ela samaritana.
Jesus se aproveita dessa deixa e vai direto ao ponto: ELE TINHA ALGO MUITO MAIOR A OFERECÊ-LA, EM DETRIMENTO DAQUILO QUE ELE HAVIA PEDIDO.
Apesar de ser o objeto da conversa, a água pode ser entendida aqui além do simples significado físico:
· A água que Jesus oferece é nova vida
o Jesus apresenta aquela mulher um novo jeito de ver a vida, sem receios, regras humanas, preconceitos.
· A água que Jesus oferece sacia
o Jesus propõe uma vida totalmente satisfeita em Deus
· A água que Jesus oferece jorra constantemente
o Jesus apresenta uma vida que pode ser transmitida a outros.

Que esse seja seu pedido: SENHOR, DEI-ME DESSA ÁGUA!