segunda-feira, 27 de julho de 2009

NUNCA DESISTIR - Tiago 1.12

"Sou brasileiro e não desisto nunca". Você já deve ter ouvido essa frase muitas vezes na televisão. É uma campanha nacional pela esperança. Diante da difícil realidade do brasileiro, da falta de confiança nas insituições que deveriam proteger o povo. Nos sentimos como lutando contra um gigante. Mas quero colocar na mensagem de hoje um outro tema: "Sou discípulo de Jesus e não desisto nunca!".

A Palavra de Deus tem algo a nos dizer sobre persistência. Se somos brasileiros e ainda mais discípulos de Jesus, então não desistiremos nunca. O mundo verá que somos vitoriosos em Jesus.

Vamos ler o texto de Tiago 1.12. Veja o que está escrito. "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam".

A primeira coisa que eu vejo nesse texto é que "quem persiste em meio aos problemas é feliz".
Quem sabe você já tenha desistido de um sonho e hoje imagina como teria sido diferente se você tivesse persistido. Talvez tenha desistido de um trabalho e hoje se arrepende e pensa como estaria hoje se tivesse persistido na ocasião. Já desistiu de relacionamentos? Talvez de um casamento e por isso colhe consequências amargas até hoje. Mas o que é pior: talvez você tenha desistido da fé ou quem sabe, seja isso mesmo que você está pensando nesse momento: pensando em abandonar a vida de discípulo de Jesus.
Você conhece Soichiro Honda? Ele sonhou em fabricar as bicicletas com motores à combustão durante as guerras mudiais. Na Segunda Guerra, com seu país devastado ele ainda continuou com seu sonho, apesar das pessoas acharem que ele estava louco. Mas ele persistiu e se tornou um dos maiores construtores de veículos; motos, carros, tratores. Ele não desisistiu!
Não faltam pessoas para nos aconselhar a desistir quando mais precisamos de incentivo. No casamento é assim! Sempre haverá pessoas que incentivarão ao divórcio, mas essa pode ser a pior saída! Nossa época é uma época em que as pessoas não investem em relacionamento profundos. Os relacionamentos superficiais são a regra na vida social de hoje em dia. Mas na igreja temos que investir em relacionamentos profundos. Relacionamentos assim envolvem provações, mas feliz é a pessoa que insistir quando vierem os problemas. A pessoa que não busca a saída mais fácil é feliz.
A segunda idéia nesse texto de Tiago é que "quem persiste é aprovado".
O texto diz que aquele que persiste e "depois de aprovado...". Note que Tiago nem ventila a hipótese da não aprovação de quem persiste, de quem não desiste na primeira derrota.
Esse é Abraão Lincon, presidente dos Estados Unidos de 1861 a 1865. Ele começou sua carreia política perdendo uma eleição para vereador. Perdeu outras eleições, ganhou outras, até que finalmente ele ganhou para presidente. Você já pensou se ele tivesse desistido na primeira derrota? Ele não teria se tornado o ícone de líder de Estado que ele se tornou. Ele foi aprovado pela persistência.
Quantas vezes nós desistimos logo na primeira derrota. E a questão chave aqui é a desistência de se ter uma vida com Cristo. Você tenta ser um "bom cristão", mas cai, então desiste.É mais fácil desisitr de ser um cristão, porque isso dá trabalho! Levante-se de onde você caiu, continue na luta da vida com Cristo e seja aprovado!

Finalmente, depois de aprovado, o texto diz que "quem persiste recebe o prêmio". Esse prêmio é uma promessa de Deus. Então não desista.
Thomas Edison é um exemplo de persistência. Ele é o inventor da lâmpada. A história conta que ele queimou mais de 2 mil lâmpadas antes que conseguisse algum resultado satisfatório. Quantas lâmpadas você queimaria antes de desisitir? (e lembre-se não era fácil fazer uma lâmpada no início do século passado!). Mas ele persistiu e foi recompensado pelo seu esforço.
Mas de que prêmio estamos falando? Nós fomos criados para estar em conexão com Deus. Você foi feito pra brilhar com Deus. Mas você tentou antes estar em comunhão com Deus e falhou. Você tentou parar de pecar e caiu outras vezes. É mais fácil desistir do que continuar tentando, mas há mais prejuízos na desistência do que na persistência. Se você persiste há uma chance de você não conseguir, mas se você desiste a derrota é garantida!
Lembre-se daquela maratonista das Olimpíadas de 1984, Gabriela Andersen. Ela chegou quase morta ao estádio para a última volta antes de passar pela linha de chegada. Ela já não tinha controle das pernas. Estava quase desmaiando mas persistiu e chegou até o fim. Ela terminou a corrida. Apesar de chegar em 37 lugar, ela foi uma vencedora porque persistiu.

Na corrida da vida cristã temos que persistir. O Senhor Jesus está gritando para nós enquanto corremos "Levante-se e termine a corrida!". Levante-se de onde você caiu na vida cristã e prossiga! Coloque este propósito no seu coração de tentar de novo e voltar à corrida da vida cristã. O prêmio prometido pelo Senhor aguarda você. Que Deus nos ajude a persistir! Amém!

5 comentários: