quinta-feira, 16 de julho de 2009

O QUE FAZER QUANDO NÃO SABEMOS O QUE FAZER? - II Crônicas 20.1-20

Quem já passou por algum momento na vida diária que traduz a seguinte situação? Preciso tomar uma decisão urgente, com respeito a: minha família, meus negócios, meus relacionamentos, minhas amizades, meus filhos, meus pais, meus estudos, enfim, sobre a minha vida, e não sei bem, ou nada, o que fazer??? Creio que todos nós já passamos por algo semelhante e que trágico é esse momento. O que fazer, que decisão tomar, falamos ou nos aquietamos, oramos ou agimos, esperamos ou avançamos; qual é a saída?

A Bíblia sagrada no Antigo Testamento, 2 Crônicas 20, descreve um momento na vida do povo de Deus, em Judá, sob o comando do rei Josafá, quando os inimigos se levantam tentando destruir e mesmo sendo rei de um grande exército teve medo e faltou-lhe capacidade para tomar decisões que preservassem tanto a sua vida quanto a do povo, que nos fornece lições para esses tempos de aflição:

1 – vs 3 e 4 - Josafá teve medo e “PASSOU A BUSCAR AO SENHOR”; e isso juntamente com toda a nação. O nosso primeiro impulso é resolvermos tudo da forma mais rápida e menos traumática, é claro, com nossas próprias forças, mas o texto nos ensina algo diferente. É necessário pararmos e reconhecendo confessarmos dizendo: “Porque em nós não há força. Estamos diante de Ti, Senhor e não sabemos o que fazer”.

Infelizmente muitos perecem mais rápido quando estão com medo porque não querem demonstrar suas fraquezas e incertezas. Mas não é esse o exemplo que vemos em Davi quando estava com medo – “Busquei o Senhor e Ele me acolheu, livrou-me de todos os meus temores”. Ele buscou ao Senhor e é exatamente isso que devemos também fazer.

2 – vs 5 e 6 - Josafá era rei sobre todo o Judá e portanto tinha tudo diante de si mesmo mas precisava primeiro aprender e aceitar, “RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS“, e isso diante de toda a nação dizendo: “ O Senhor tem o poder, e não há nação alguma que possa resistir-lhe”.

Será que temos reconhecido que Deus está de fato controlando tudo nos nossos dias. A poucos dias presenciamos vários conflitos e catástrofes (tsunami, terremotos, guerras), por último mesmo os ataques entre Israel e Líbano; será que Deus está mesmo no controle de tudo?

Precisamos crer e ao aceitarmos a soberania de Deus sobre as coisas (Salmo 24) é mister que a aceitemos também em nossa vida pessoal.

3 - A terceira lição se encontra nos vs 7 a 12 quando Josafá “RECORDA O PASSADO” lembrando da fidelidade de Deus: “Eu quero que o Senhor se lembre do que aconteceu quando o Senhor mesmo tirou o povo do Egito com mão poderosa, e o trouxe a esta terra prometida”. Era um álbum de recordações que estava sendo aberto naquele momento (Josué 4.1-7) 12 pedras que serão por memorial aos filhos de Israel; memorial da bondade, da misericórdia, da fidelidade e do amor do grande Deus de Israel.

O que você precisa fazer nesse momento e não sabe o que fazer com relação ao seu emprego ou talvez seus estudos ou ainda quem sabe o seu ministério??? Desafio-o a abrir seu álbum de recordações e “... conta as bênçãos, contas quantas são. Recebidas da divina mão! Vêm dizei-las todas de uma vez. E as de ver surpreso quanto Deus já fez”.

Quantos ursos e leões Deus já derrotou por nós e agora vamos ficar tímidos diante de um golias vencido??? Lembre-se: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”??? Romanos 8.31-39.

4 – Em meio toda aquela aflição que Josafá e todo o povo estavam vivenciando era necessário “PERCEBER A VOZ DO ESPÍRITO” vs 14 a 17 dizendo: Não temais!!! Calma, aquieta o seu coração, ou como poderá ouvir e discernir a voz do Espírito de Deus? Afinal o caminho por onde deverá passar, você nunca trilhou antes. (Josué 4). Na hora da dificuldade precisamos parar, precisamos ouvir e buscando a Deus em orações e através de Sua Palavra sermos orientados sobre a decisão a ser tomada. Deus pode também falar através de pessoas que tiveram experiências similares e estão amadurecidas com respeito a esse caminho; Deus pode usar as próprias circunstâncias da vida da vida pra nos falar e nos orientar. É preciso parar pra que possamos ouví-lo com nitidez e assim nos alimentarmos com a voz de Deus falando em nossas mentes e corações.

5 - vs 18 – Uma vez que Josafá ouviu a promessa do Espírito Santo, ele se prostou com todo o povo com o rosto em terra e adorou ao Senhor, ou seja, “RENDEU-SE A SUA VONTADE”. O verso 20 descreve esse ato quando ele diz: “Crede no Senhor vosso Deus, estareis seguros; crede nos profetas, e prosperareis”. Na hora em que soubermos o que fazer, devemos dizer: “Senhor, estou diante de uma batalha que não posso ganhar, na qual não posso pelejar. Eu sou incapaz, por isso vou me rnder a sua vontade, não importa o que aconteça”. Nunca se esqueça. “A nossa parte é sempre obedecer e os resultados pertencem a Deus”.

Esse prostrar-se simboliza a submissão ao poder, autoridade e soberania ao Deus vivo.

Agora já pode sorrir e “CANTAR LOUVORES”, sabendo que o seu vale de morte já foi transformado em “Vale da Benção” vs 26. Aleluia!!!

A Ele seja toda a glória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário