segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O que você está construindo? I Corintios 3.10-17




A construção civil é o setor da economia mais aquecido do momento. É cada vez maior o número de obras por todo país. Mas o objetivo deste texto não é falar desse mercado. Quero comparar a nossa vida a uma grande obra, onde temos um papel fundamental: Construir.

Para se construir qualquer coisa, primeiramente é necessário um projeto.

· Qual é o objetivo dessa obra?

o Precisamos acordar já sabendo o que temos que construir naquele dia.

o Precisamos traçar metas, prioridades. Não se começa uma construção do telhado, mas sim do alicerce.

o Qual é o alicerce daquilo que você constrói?

o Paulo afirma claramente: v.11 – JESUS CRISTO

o Sem esse alicerce, nada do que se constrói é duradouro.


Mas ter um projeto apenas, não basta. Pra que ele saia do papel, alguns materiais são indispensáveis.

· O cimento é o amor que fixa e une. Ele é imprescindível desde o alicerce até o acabamento. Sem o amor, nada pode ser construído.

o João 13.35: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

o O amor é o instrumento divino que alinha nossas semelhanças, independente de nossas diferenças.

· O ferro é a fé que sustenta toda estrutura. Sem ela as paredes não são capazes de suportar a força do vento e podem facilmente desabar.

o Judas 1.20: Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,

o A fé é aquilo que fortifica que traz força, que gera esperança e perseverança.

§ Tiago 1.2-4: Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

· O tijolo é a paciência. São necessários muitos blocos para levantar a obra, porém eles não podem ser colocados todos de uma vez. É preciso um por um. Com a paciência você entende que a vida é construída em etapas, dia após dia.

o Hebreus 6.11-12: E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

o A paciência é característica marcante daqueles que chegam ao fim de seus objetivos.

· A alegria é a tinta. Não importa se a obra é grande e imponente, sem a pintura tudo fica feio, sem graça. A alegria realça, renova e destaca.

o Romanos 14.17: porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.

o A prática da alegria é a arte de oferecer resistência à tristeza por meio do contentamento proporcionado pela presença de Deus na vida daquele que o busca e da descoberta e exploração das muitas e variadas minas de alegria que estão à margem do caminho em direção à vida eterna[1].

A sua obra ainda não começou ou está parada porque lhe falta algum desses materiais? Então é hora de recorrer ao grande Engenheiro.

Ele tem o projeto certo pra você e vai te indicar onde encontrar o amor, a fé, a paciência e a alegria. O engenheiro o mostra o que fazer, porém cabe a você construir.


[1] CÉSAR, 2005, p. 145.