quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DESENVOLVIMENTO DO NOVO SER EM CRISTO



TEXTO BÍBLICO: II Pe. 3.18 / Fp. 3.14-16

A nova vida constitui-se em experiência de crescimento até a maturidade em Cristo. Esse crescimento é responsabilidade de cada pessoa que aceitou Jesus como Salvador. O desenvolvimento do caráter cristão é uma característica distintiva da fé cristã.

O crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo significa que o cristão deve estar sempre caminhando em direção à meta. O alvo somente será atingido na eternidade, mas é o nosso dever prosseguir em direção ao alvo.

1) O discipulado é essencial

· O desenvolvimento do caráter cristão é atingido através do verdadeiro discipulado

o Mt. 11.29: Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

§ Aprender de Cristo é um imperativo dado pelo próprio Senhor. O discípulo é um aprendiz.

§ Ser discípulo de Jesus consiste em estar integrado numa experiência de aprendizagem que dura a vida toda, em convivência com Jesus, como Senhor e Mestre.

o Jo. 15.14: Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

§ É a obediência que caracteriza o verdadeiro discípulo de Jesus.

2) O controle do Espírito

· O discípulo de Jesus encontra no Espírito Santo uma fonte de poder inesgotável, que o ajudará a crescer à imagem de Cristo.

· A presença do Espírito em nossa vida é indispensável para o nosso desenvolvimento, para que possamos compreender a pessoa de Cristo e a vontade de Deus.

o Ef. 3.14-19: Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família http://nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, "para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor", vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

§ O Espírito é a fonte de poder para vida espiritual.

3) O Alvo da Nova Vida

· O alvo, a meta final da nova vida é a semelhança com Cristo. O propósito supremo de Deus é que sejamos conforme a imagem de seu filho.

o Rm. 8.29: Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

· Esse processo deve ser constante e gerado por nosso esforço disciplinado para seguir o exemplo de Cristo e atingir a semelhança d’Ele.

· Esse processo de transformação também é chamado de santificação. A santificação não é algo que podemos escolher ou rejeitar em nossa vida cristã, mas é parte integrante da nossa experiência de salvação.

o Hb. 12.14: Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

4) A vocação Cristã

· VOCAÇÃO: aptidão, capacidade, disposição, habilidade, competência.

· Qual é a nossa vocação crista?

o Viver continuamente a nova vida.

o Gl. 2.20: Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpohtt, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

o A grande meta da vida cristã não é resolver problemas, mas sim viver a nova vida em Cristo.

o Você tem vivido essa vocação?

Um comentário:

  1. Esse todo processo convertido , desenvolvimneto tem que ser asim para aprender mesmo eu gosteii . esse assunto e um principio basico dos basicos !! Amem ...

    ResponderExcluir