quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A VIDA DO NOVO SER EM CRISTO - II CO. 5.17

CLIQUE AQUI E BAIXE ESSA MENSAGEM EM ÁUDIO

A Nova vida que uma pessoa convertida desfruta é uma vida no Espírito de Deus. Isso implica o fato de seu comportamento ser caracterizado pela retidão e pelo amor.

A bíblia tem orientação segura para o crente conduzir seus passos neste mundo. Através de suas páginas você encontrará tudo quanto necessita saber a respeito de atitudes e motivos para sua conduta.

OS CONFLITOS DA NOVA VIDA

Longe de ficar isento de problemas, o individuo que aceita Cristo como seu Salvador pessoal terá de enfrentar alguns conflitos e lutas, no empenho de viver segundo os ditames de Jesus Cristo.

Esses conflitos e lutas decorrem do fato de o mundo, dominado pelas forças do mal, envidar esforços no sentido de dissuadir qualquer pessoa de seguir os caminhos de Deus. Considere o seguinte:

· O CRISTÃO PODE ESPERAR VIOLENTA OPOSIÇÃO

o Jo. 16.33: ""Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

o Há oposição por parte de um mundo ímpio. Essa oposição pode assumir a forma de privações financeiras, zombaria de amigos e até mesmo vantagens pessoais. Acontecem também perseguições hostis.

o O cristão deve encarar com seriedade a realidade de sua luta contra as forças demoníacas (Ef. 6.12)

· SATANÁS NÃO DESISTE

o Os cristãos não devem iludir-se, pensando que Satanás os deixará em paz. Ele envida todos os esforços, no sentido de frustrar e derrotar os discípulos de Jesus.

· A NOVA VIDA ENVOLVE UMA LUTA INTENSA

o Realizar a vontade de Deus é disputar uma corrida onde todas as coisas são deixadas de lado, para olhar apenas a meta final, Jesus Cristo.

o O cristão precisa conquistar vitória sobre os vários aspectos de sua vida. Sobre os sentimentos de egoísmo, orgulho, inveja, preconceito, mentira e outros semelhantes. Cada um desses aspectos envolve uma luta intensa. É a batalha pela santificação aos propósitos de Deus.

· OS RESULTADOS PODEM DESAPONTAR

o Seja honesto em reconhecer esse fato. A nova vida em Cristo tem suas oscilações, altos e baixos.

o Podem acontecer falha e derrota em alguns aspectos, mas também acontecerão vitórias e alegrias. A tentação vencida uma vez, voltará outras vezes.

o A santidade de vida não significa perfeição absoluta. O crente deve reconciliar-se consigo mesmo, aceitar a realidade de sua própria fraqueza.

RECURSOS PARA A REALIZAÇÃO DA NOVA VIDA

Felizmente o crente não está só ao lutar contra os poderes do mal. O próprio Mestre prometeu a sua companhia constante. A falha é uma realidade, mas não uma necessidade. Quando o crente procura os recursos de Deus para viver a nova vida, sem dúvida, alcançará vitória.

· DEUS CONCEDE RECURSOS PARA QUE ALCANCEMOS O ALVO DE UMA VIDA CRISTÃ DIGNA E AUTÊNTICA

o Ef. 6.13-18: Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. "Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos."

· A NOVA VIDA É UMA VIDA DE FÉ

o Ter fé implica entrega incondicional a Deus. É confiar. É ter a certeza de que Ele controla a situação, mesmo nas horas mais difíceis, quando tudo nos parece dizer o contrário.

OS SINAIS DA NOVA VIDA

· A NOVA VIDA É DIFERENTE

o Algo novo entra na nossa vida quando aceitamos Cristo.

o Deve haver evidencias no comportamento do crente quanto à nova direção: novos objetivos, novos padrões, novo senso de valores e uma nova motivação.

o Essa nova natureza deve ser expressa em todas as esferas da vida.

· É UMA VIDA CONTROLADA POR CRISTO

o Cristo deve ser o Senhor da nova vida, a figura central, a quem devemos obediência.

· É UMA VIDA MARCADA PELA EVIDÊNCIA DA DEDICAÇÃO AOS PROPÓSITOS DE DEUS EM CRISTO E POR UM ENVOLVIMENTO ATIVO NELES

o O envolvimento, na vida e no trabalho de uma igreja, deve vir em primeiro lugar. Cristo amou a igreja, e deu-se a si mesmo por ela (Ef. 5.25).

o A preocupação em salvar os perdidos e a participação na obra do Reino de Deus são características das pessoas que ressuscitaram com Cristo, para uma novidade de vida.

O IMPACTO DA NOVA VIDA

· O crente que possui uma nova vida em Cristo produz tal impacto sobre os outros que sempre resulta em bênçãos.

o Mt. 5.13-14: “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte”.

· O sal e a luz prefiguram qualidades que ajudam a preservar e a salvar vidas.

· O novo ser em Cristo deve caracterizar-se por uma vida que ajude as pessoas a se voltarem das trevas para a maravilhosa luz de Deus.