quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A REALIDADE DA SALVAÇÃO - Filipenses 2.1-11

CLIQUE AQUI E BAIXE ESSA MENSAGEM EM ÁUDIO

Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador pessoal. O que ele nos deu não foi uma nova filosofia ou código de ética. Deu-nos sua vida. A vida cristã, por conseguinte, é mais do que uma doutrina ou dogma, é uma comunhão viva com uma pessoa real – o Filho de Deus – que nos ama.

Quando você, pela fé, aceitou Jesus como seu Salvador, você não somente se identificou com Ele, mas também morreu com Cristo, e ressuscitou com Ele, no poder da sua ressurreição. Essa é a experiência de Salvação. Agora você participa da nova vida em Cristo. Essa nova vida é concedida pelo Espírito Santo. O poder transformador do Espírito, habitando em seu coração, pela fé, é tão real, que essa experiência de salvação é chamada de novo nascimento.

1) OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO

A experiência da salvação envolve três aspectos que podem ser chamados “três tempos da salvação”.

· O crente é salvo

o Esse aspecto da salvação relaciona-se com o livramento do crente da culpa e penalidade do pecado, e abrange o aspecto da justificação

§ Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (I Co. 1.18)

· O crente está sendo libertado do domínio e poder do pecado

o O crente justificado por Jesus Cristo está salvo, mas ainda possui a sua natureza carnal. Ele deseja realizar a vontade de Deus, mas nem sempre consegue. O processo ou a busca da realização da vontade de Deus é chamado santificação. Todo crente deve empenhar-se com todas as suas forças nesse sentido.

§ Romanos 6.1-14

· O crente será salvo completamente

o Esse aspecto da salvação refere-se à transformação final e completa do crente à imagem de Cristo. É chamado de glorificação.

§ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês, que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. (I Pedro 1.3-5)

É importante que você tenha em mente que os três aspectos acima mencionados são partes integrantes da experiência de salvação. Você foi salvo quando creu em Jesus. Ao dedicar sua vida a Cristo, você está se santificando diariamente. E, finalmente, entrará na posse da plena salvação, quando estiver na presença de Deus.

2) CONVERSÃO: O LADO HUMANO DA SALVAÇÃO

Qual a participação do ser humano na experiência da salvação? CONVERSÃO!

Conversão significa transformação. Quando alguém se converte, a sua maneira de viver é modificada. A Bíblia ensina que a conversão implica dois passos importantes:

· Arrependimento

o Para ser salvo é preciso que o indivíduo se arrependa de seus pecados. Isso significa que o arrependimento é mais do que convicção. É mudança de opinião sobre o pecado e conseqüente mudança de vida.

·

o Não se trata de crença em uma coisa, em doutrinas ou instituições. A bíblia ensina claramente que fé salvadora é fé em Jesus Cristo.

o Essa fé implica em aceitar Jesus como único caminho para Salvação.

Quando você crê em Jesus, torna-se seu discípulo e cidadão do Reino de Deus. Não basta apenas reconhecer Cristo como seu Salvador. É preciso torná-lo senhor de sua vida. Através do Espírito Santo, você terá orientação de como se conduzir neste mundo.

3) A CERTEZA DA SALVAÇÃO

A salvação é real. Deus não deseja que você fique em duvida a respeito dessa realidade. A bíblia foi-nos concedida não apenas para que viéssemos a crer no Filho de Deus, mas também “... para que saibais que tendes a vida eterna” (I João 5.13).

Além do mais, o mesmo Espírito que inspirou homens que escreveram as Escrituras testifica junto ao nosso espírito a realidade da palavra, que nos foi recebida, pela fé, em nossos corações.

Como então ter certeza da Salvação? Através da fidelidade de Deus. Se você se arrependeu e vive na fé de Cristo, creia que Deus sempre cumpre sua parte. VOCÊ ESTÁ SALVO EM JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário